Curiosidades

Voltar

O vidro é um material inorgânico que possui a sílica como elemento básico. A sílica é encontrada em abundância na areia, ela se une a óxidos fundentes, estabilizantes e substâncias corantes para formar o silicato.

Preparo do vidro: quando a temperatura de um líquido ultrapassa o ponto de congelamento antes que a solidificação tenha início, ocorre um supercongelamento desse líquido. Esse fenômeno ocorre por resfriamento brusco a temperaturas muito abaixo do ponto de congelamento. Quando um líquido chega a esse ponto sua viscosidade torna-se muito alta, adquire maior dureza, rigidez e forma constante, ou seja, ele se torna semelhante aos sólidos.

Existe uma dúvida atual: o vidro é sólido ou líquido? Como ele é obtido através do resfriamento instantâneo de líquidos superaquecidos até o ponto de rigidez sem que haja uma cristalização do material, ele não pode ser considerado sólido. Para ser sólido ele teria que apresentar estrutura cristalina definida, o que não é o caso dos vidros. Sendo assim podemos considerar o vidro como sendo um líquido com altíssima viscosidade.

A composição do vidro é muito variada, pequenas alterações são feitas para proporcionar propriedades específicas e individuais, tais como índice de refração, cor e viscosidade.

O vidro é composto basicamente por 96 % de sílica, mas existem variados tipos de vidros que apesar de serem originados da mesma base possuem composições diferentes.

Fotos

Veja nossa galeria
Parceiros

Acesse e conheça
Faça seu orçamento

Peça já o seu, acesse